greta-carrete

“Antes de agir, é necessário entender e, para entender, é preciso perguntar. Isto exige curiosidade, serenidade e coragem.” - Greta Carrete Vega

21/05/2021 | Greta Carrete Vega

Greta Carrete é doutora em Conservação de Recursos Naturais. Seu principal objetivo é aproximar a ciência do restante da sociedade criando ferramentas que ajudem as pessoas a fazer mudanças que tenham um impacto positivo no meio ambiente e alcançar, assim, um mundo mais justo e sustentável.

Para isso, ela e sua equipe precisam entender os sistemas ecológicos, uma tarefa que a levou a viajar por quatro continentes, incluindo a Antártica. No entanto, não é uma tarefa fácil, pois precisam coletar uma grande diversidade e quantidade de dados que depois agrupam e, sendo devidamente interpretados, servem para a conservação do meio ambiente. 

Por ser um processo que exige a integração de dados de diversos setores, envolve especialistas de outras áreas. Por isso, é muito importante saber ouvir os membros da equipe para ver o problema de outros pontos de vista e encontrar a solução mais eficaz

As habilidades de ouvir ativamente, analisar, ter pensamento crítico e de liderança são fundamentais nas pessoas influentes que, como Greta, estão em busca de soluções justas e sustentáveis. Isto é mais importante ainda no contexto atual, onde proteger o meio ambiente para combater as mudanças climáticas e proteger nosso planeta adquiriu grande relevância.

Graças à sua formação e experiência acadêmica, mas também à sua experiência profissional e voluntariado, Greta consegue atingir seu objetivo de aproximar a ciência a toda sociedade, principalmente no campo da conservação do meio ambiente e da biodiversidade. Para adquirir as competências necessárias para dar sentido aos processos diários e poder analisar situações a fim de comunicá-las à sua equipe, ela participou do programa de Bolsas Santander Women | Emerging Leaders - LSE. Esta é uma convocatória voltada a mulheres que tenham de 5 a 12 anos de experiência profissional e queiram consolidar suas habilidades de negociação para dar um impulso à sua carreira profissional e assumir cargos de responsabilidade.

 

“Todas as informações são úteis para poder se adaptar e sobreviver” - Greta Carrete Vega

Como cientista, Greta Carrete sabe perfeitamente qual é o valor de uma pergunta e, principalmente, de ouvir sem preconceitos. Ela admite que a busca por informações pode ser um ponto de vulnerabilidade, já que o primeiro passo é assumir o não conhecimento. No entanto, ela acredita que, quando se tem a predisposição necessária para entender e aplicar as informações recebidas, as respostas são o melhor caminho a seguir. 

Seu profundo conhecimento dos sistemas ecológicos lhe permite extrair sua lógica e até aplicá-la em outras áreas, como na organização de uma empresa. Ela está ciente da importância e do valor da busca constante por informações, seja na comunicação com outras pessoas ou através da análise de dados. Considerando que a colaboração entre campos de especialidades é fundamental na sua área, a comunicação com profissionais de diversas áreas é parte integrante de seu trabalho. 

Ao mesmo tempo, ela tem a necessidade de manter uma visão global para poder examinar o mesmo problema de diferentes perspectivas e encontrar soluções criativas. Somente essas habilidades já representariam uma excelente vantagem em termos de liderança, mas as Bolsas Santander Women | Emerging Leaders - LSE têm contribuído para unificar e estruturar capacidades, dando sentido a elas e mostrando suas possíveis aplicações, tanto em sua área de atuação quanto em cargos de liderança em geral. Ela explica que, através da sua experiência, ela adquiriu uma nova forma de entender conceitos com os quais já estava familiarizada, o que é muito valioso em uma área como a dela. 

"Dar sentido ao que vivenciamos no dia a dia e mostrar pesquisas já realizadas torna mais fácil analisar as situações."

Greta Carrete Vega

Bolsas Santander Women | Emerging Leaders - LSE: uma abordagem aplicável a vários cargos e setores

Como mostrado pela Greta, as habilidades de liderança, comunicação e adaptação são fatores essenciais. Por isto, o Banco Santander, em colaboração com a London School of Economics, promove a convocatória de Bolsas Santander Women | Emerging Leaders - LSE, um treinamento online inovador para consolidar essas capacidades e dar um impulso à carreira profissional da nova geração emergente de mulheres líderes. 

Este curso inclui aprender conceitos, técnicas e habilidades fundamentais de negociação, bem como planos de desenvolvimento pessoal que visam reunir todos os conhecimentos aprendidos e as ferramentas adquiridas durante as sete semanas em que é realizado. Além disso, as participantes podem trocar experiências entre si e criar uma comunidade e uma rede de contatos entre mulheres profissionais com objetivos semelhantes.

O objetivo final não é apenas avançar em direção à igualdade efetiva em cargos de alta responsabilidade, mas também trabalhar para uma liderança de mente aberta, consciente e conciliadora. Por isso, uma parte do programa Bolsas Santander Women | Emerging Leaders - LSE inclui explorar os efeitos de preconceitos inconscientes, das diferenças culturais e da comunicação não verbal para ouvir ativamente e trocar informações de maneira eficaz.

Greta Carrete aprendeu lições valiosas nesse treinamento e se sente mais preparada para ouvir e coordenar um grupo diversificado, como o que precisa em seu cotidiano de pesquisa e desenvolvimento de plataformas digitais. Ela afirma que qualquer pessoa pode ser beneficiada por uma melhor compreensão das técnicas para se comunicar com eficácia em uma negociação, mas ressalta, especificamente, as vantagens que oferece para mulheres, cuja voz continua sendo invisível em muitas áreas. Por tudo isso, Greta resume sua experiência como "reveladora".

Como cientista e pesquisadora da biodiversidade, ela soube aproveitar sua participação nas Bolsas Santander Women | Emerging Leaders - LSE e está ciente de que as ferramentas, habilidades e as técnicas que aprendeu a ajudarão em outras áreas, pois a capacidade de estabelecer vínculos e ter habilidade em negociações são componentes muito úteis nos mais variados contextos profissionais.  

Se você tem de 5 a 12 anos de experiência profissional e gostaria de viver a experiência de conhecer e dominar as habilidades e técnicas necessárias para ser uma boa líder, como Greta, inscreva-se nas Bolsas Santander Women | Emerging Leaders - LSE e desenvolva suas capacidades como líder empregando as melhores ferramentas. Aproveite a oportunidade!

(No momento as inscrições para Becas Santander Women | Emerging Leaders - LSE estão encerradas, mas orientamos que você consulte o portal de Bolsas Santander para encontrar a formação mais adequada para você e impulsione a sua carreira profissional. Aproveite a oportunidade!)

Connson Locke

Greta Carrete Vega, doutora em Conservação de Recursos Naturais